Soluções e serviços
em Gestão da Informação

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Instrutores dos cursos da issx

maria rosângela da cunha

MBA em Administração e Sistemas de Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Pós-Graduada na Escuela de Archivos para Iberoamérica - Universidade de Alcalá de Henares - Espanha, Especialização em Organização de Arquivos Públicos – Universidade de São Paulo, Graduada em Biblioteconomia – Universidade Federal de Goiás. Integrou a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos, com participação na elaboração do e-ARQ-Brasil (Modelo de Requisitos para Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística de Documentos. Instrutora e Consultora em Gestão Documental, Segurança da Informação, Certificação Digital e Gerenciamento Eletrônico de Documentos. Capitão de Mar-e-Guerra (RRM1) da Marinha do Brasil onde foi Chefe do Departamento de Arquivos da Marinha do Brasil de 14/01/1987 até 12/06/2008, no desempenho dessa função: Desenvolveu e implantou o Sistema de Gestão de Documentos da Marinha; Desenvolveu o Sistema para levantamento da produção documental e coordenou a elaboração do Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade para os documentos referentes às atividades-fim do Ministério da Defesa; Participou da equipe de desenvolvimento e implantação do sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos - SIGDEM, do protótipo até a versão atual (SIGDEM 2.0); e Coordenou o Programa de Preservação Digital da Marinha. Coordenou ainda o programa de gestão de documental e implantação do Processo Digital no Governo do Estado do Rio de Janeiro.

Luciane Tomé

Historiadora, graduada pela Universidade Gama Filho, especialização lato sensu em Gestão de Recursos Humanos (Estácio) e Administração Pública (CEPERJ). Atuou na implantação de Programas de Gestão Documental em órgãos públicos no âmbito do Poder Executivo Estadual, do Poder Executivo Federal e do Poder Judiciário Federal, apoiando e orientando o desenvolvimento de instrumentos de Gestão Documental _ Tabela de Temporalidade, Plano de Classificação e Manual de Tipologias Documentais. Atuou na implantação de Sistemas Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos - SIGAD, apoiando o mapeamento de processos, a definição de requisitos funcionais e a sistematização de metadados, em consonância com o modelo de referência e-Arq Brasil. Ministrou treinamentos de Gestão Documental, com ênfase na metodologia de Identificação Tipológica e na ISO 15.489, Gestão de Protocolos e Procedimentos Processuais.

Gabriela Jordão

Arquivista, graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), especialização lato sensu em Gestão de Processos de Trabalho (FUNCEFET) e graduanda em Direito pela UNIRIO. Atuou na implantação de Programas de Gestão Documental em órgãos públicos no âmbito do Poder Executivo Estadual, do Poder Executivo Federal e do Poder Judiciário Federal, apoiando e orientando o desenvolvimento de instrumentos de Gestão Documental _ Tabela de Temporalidade, Plano de Classificação e Manual de Tipologias Documentais. Atuou na implantação de Sistemas Informatizado de Gestão Arquivística de Documentos - SIGAD, apoiando o mapeamento de processos, a definição de requisitos funcionais e a sistematização de metadados, em consonância com o modelo de referência e-Arq Brasil. Ministrou treinamentos de Gestão Documental, com ênfase na metodologia de Identificação Tipológica e na ISO 15.489, e Gestão de Protocolos e Procedimentos Processuais.

Allan Goulart

É Mestre em Informática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Ciência da Computação também pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atua gerenciando a equipe de desenvolvimento, coordenando o trabalho de avaliação e identificação de soluções tecnológicas, além da arquitetura, desenvolvimento e manutenção de sistemas. Também elabora estratégias e procedimentos de contingência e administra as solicitações de suporte.

Instrutores Convidados

MARIA ELISA BASTOS MACIEIRA

Mestre em Administração pela EBAP/Fundação Getulio Vargas. Administradora pela EBAP/FGV. Coautora dos Livros: “O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho” e “A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro" e “Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias”. Autora do Curso “Gestão do Poder Judiciário” da FGV Online. Professora do MBA e Mestrado Profissionalizante da FGV-Direito; do MBA de Gestão Empresarial da FGV Management; do MBA em Administração Judiciária da FGV; UFF/Universidade da Força Aérea. Especialista em Modelagem de Processos, Certificação ISO 9000:2000, Sistemas de Documentação e Planejamento Estratégico. Realizou trabalhos nas seguintes Instituições: Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Fiocruz, Eletrobras, MEK Engenharia, ECAD, Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do RJ, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional do Trabalho da Primeira Região, Ministério Público do Rio de Janeiro, Chocolates Garoto, FURNAS, ANVISA, Programa Delegacia Legal/Polícia Civil do RJ, SMTU, FLUMITRENS, DETRAN/RJ, IPLAN/RIO, DETRO/RJ, Ministério da Saúde, SNEA, FININVEST. Ministrou treinamento para as seguintes Instituições: TRT/CE, TRE-RJ, TJES, TRT/RS, TRF/RS, TJRS, TRE/ES, TRF/4ª Região, TRT/GO, TRT/SC, ESAD, TRE/DF, TCU, Prefeitura do RJ, Vale do Rio Doce, SENAI/GO, SEBRAE/RO, entre outras.

MAURITI MARANHÃO

Mestre em Engenharia Mecânica pela EFEI. Engenheiro Mecânico e Industrial pelo IME e Estatístico pela ENCE/IBGE. Especialização na França e na Inglaterra. Autor dos Livros: “ISO 9000 – Manual de Implementação” (8ª edição) e Coautor dos Livros “O Processo Nosso de Cada Dia: Modelagem de Processos de Trabalho”, "A Reforma do Poder Judiciário no Estado do Rio de Janeiro", “Poder Judiciário: Novos Olhares sobre Gestão e Jurisdição” e “Como Implementar a Gestão em Unidades Judiciárias”. Professor (graduação e pós-graduação) da FGV, UFF, UNIFA, CTA, IME, UNESP, CEFET e outras. Consultor de organizações públicas e privadas, com experiência em controle estatístico de processo, sistema de gestão da qualidade ISO 9001:2000 e QS-9000, gestão organizacional, modelagem de processos de trabalho, logística e planejamento estratégico. Consultor das seguintes Instituições: TRE-RJ, Eletrobras, Fiocruz, MEK Engenharia, ECAD, Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do RJ, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, Ministério Público do Rio de Janeiro, Chocolates Garoto, FURNAS, ANVISA, Programa Delegacia Legal/Polícia Civil do RJ, PETROBRAS, ALCOA, SANEAGO, Mane do Brasil, EXPLO, IPqM, IMBEL e outras.

ANDRÉ LUIZ FREITAS

Especialista em Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM / RJ) e em Desenvolvimento do Potencial Criativo pelo Instituto Latino Americano de Criatividade e Estratégia (ILACE / SP). Engenheiro Mecânico (UNITAU / SP). Coautor do livro “A Reforma do Poder Judiciário do estado do Rio de Janeiro” editado pela FGV/RJ. É professor da FGV nos MBA em Gestão Empresarial e em Gestão Estratégica da TI (orientação ao TCC) e da FGV Direito/Rio (Gestão por Competências). Foi professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) no MBA de Gestão de Pessoas. Foi professor da ESPM/RJ, onde lecionou a disciplina de Marketing Estratégico e conduziu o workshop de Criatividade. É consultor desde 1989 em Gestão Empresarial e Gestão de Pessoas, com grande vivência em Gestão de Pessoas na administração pública, Gestão de Processos e Estratégia Empresarial. Desde 2002 integra o banco de prestadores de serviços técnicos de consultoria da FGV Projetos. Sua experiência profissional inclui passagem pela Coopers & Lybrand Consultores Ltda. Dentre as organizações, públicas e privadas, para as quais já prestou serviços de consultoria, destacam-se: TRE/RJ, TRE/PE, TJ/PE, Personal Service, GSK, SERPROS, Poder Judiciário/RJ, TRT/RJ, MP/RJ, PETROBRÁS, FININVEST, Mercedes Benz do Brasil, GR Serviços de Alimentação, KLÜBER Lubrication, PREVI, L’ORÉAL, CETIP, GLOBOSAT, Rede GLOBO, GLOBOPAR, Produtos ROCHE, entre outras.

LUIZ LOURENÇO DE MELLO FILHO

Mestre em Computação Aplicada e Automação pela Universidade Federal Fluminense UFF. Bacharel em Informática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ. Professor do Curso de pós-graduação em administração pública da Fundação Getulio Vargas na disciplina de Gerenciamento de Projetos. Professor do MBA de Capacitação em Poder Judiciário e da Graduação da FGV-Direito, Professor do MBA de Administração e Sistemas de Informação da Universidade Federal Fluminense – UFF, Universidade da Força Aérea – UNIFA, Universidade Gama Filho – UGF, entre outras. Especialista em Modelagem de Processos, Planejamento Estratégico e Gestão da Informação e do Conhecimento. Tem atuado em diversos projetos na área de tecnologia da informação. Consultor das seguintes Instituições: Conselho de Contribuintes da Secretaria de Fazenda do RJ, Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Tribunal Regional do Trabalho 1a Região, Ministério Público do Rio de Janeiro, Chocolates Garoto, Souza Cruz, ANVISA, Programa Delegacia Legal/Polícia Civil do RJ, SMTU, FLUMITRENS, DETRAN/RJ, IPLAN/RIO, DETRO/RJ, Ministério da Saúde, SNEA, Generali Seguros, Stolt Comex, FININVEST MEK Engenharia, entre outras.

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